A identidade cultural na pós-modernidade
Teoria da Imagem – Fotografia, 1ºP. – Aluna: Karla Elizabeth.
Resenha do vídeo “No estranho planeta dos seres audiovisuais – Realidade”
O vídeo fala basicamente sobre a realidade implantada no meio audiovisual. – “O que é a realidade?” Essa é a principal pergunta a ser respondida no programa. A “explicação complexa”, para o termo realidade, segundo Luis Felipe Pondé, é aquilo que é o teste sobre a verdade; o que se adéqua a essa realidade; a verdade se atinge a partir do momento em que se representa, corretamente, a realidade. A realidade, segundo ele, é algo que está fora do nosso controle, pois, uma vez que algo está sob nosso controle, há mais risco disso não ser realidade. Neste momento, eu me pergunto: como é possível, então, atingir a realidade, a partir da manipulação que é constantemente exercida no audiovisual?
Luis Felipe responde, em termos, essa pergunta, exaltando que o audiovisual é uma atividade estética e, dessa forma, terá sempre a influência das idéias e vontades, muitas vezes em âmbito abstrato, onírico, ou subjetivo de quem a constrói. Este seria o caminho da arte pura. A partir desse momento, ele explica que, apesar de o audiovisual estar cada vez mais cercado de recursos tecnológicos, ele pode buscar a retratação da realidade.
Penso, a partir desse ponto, que o audiovisual, ao tratar da realidade, estará sempre incumbido de usar tais recursos para aprimorar a representação da realidade. E que essa realidade, no audiovisual, longe da pura estética, só pode estar relacionada com histórias de pessoas e povos que existem ou existiram de verdade.
O programa começa a tratar exatamente disso: da construção de documentários. No entanto, como já entendido, nenhum documentário será suficiente para tratar da realidade perfeita, uma vez que, ele será construído a partir da manipulação do ponto de vista de alguém. Um exemplo muito bom, dado pelo programa, é o filme de Flaherty, antropólogo, que, apesar de buscar a