A homossexualidade sobre o ponto de vista homossexual
Muito tem se falado sobre a homossexualidade e os direitos dos homossexuais nos dias atuais. Por se tratar de uma temática complexa e disparadora de muitas discussões no âmbito religioso, moral e científico, o tema homossexualidade tornou-se um assunto polêmico no mundo contemporâneo.
As discussões normalmente giram em torno da origem da homossexualidade. Nasce-se homossexual ou é uma “opção”, “escolha”? É inato ou aprendido?
No quadro atual, os vários saberes científicos (Psicologia, Medicina, Sociologia, Biologia, etc.) buscam sua origem, enquanto as religiões de origem judaico-cristã a condenam e a sociedade busca formas de conviver com este novo tipo de relacionamento afetivo. Porém, sabe-se que não existe uma causa definida para a homossexualidade e nem para qualquer outro tipo de sexualidade humana (SOUSA FILHO, 2007).
Neste contexto em que a homossexualidade é questionada e problematizada tanto pelo senso comum quanto pelos meios científicos, nos questionamos sobre como os homossexuais entendem a homossexualidade bem como sua visão sobre os possíveis episódios de preconceito sofrido.
Em uma revisão de literatura realizada no período de 06/03/2013 a 14/03/2013 nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e Pepsico, notou-se a dificuldade de encontrar artigos científicos cujo tema central fosse à problemática acima, ou seja, pesquisas que retratassem a homossexualidade sob a ótica só homossexual. Essa escassez de trabalhos científicos foi um dos disparadores para a curiosidade e o interesse para o desenvolvimento desta pesquisa.
A homossexualidade sempre existiu na história da humanidade tanto no ocidente quanto no oriente e nem sempre foi considerada algo anormal ou patológico. Moreira Filho e Madrid (2008) relatam que antropólogos detalham práticas homossexuais a mais ou menos 10 mil anos atrás. Nesse período a homossexualidade era tida como uma marca de transição entre infância para a vida adulta, sendo exercida como um