A História
A história pode ser definida como uma ciência, uma ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. O conhecimento histórico chega através da análise de registros dos acontecimentos, chamadas “Fontes Históricas.” A fonte histórica pode ser material, escrita ou oral.
A história estudos das ações humanas ao longo do tempo, a importância dos registros, das fontes históricas. Mas mesmo assim, muita gente pode ser perguntar: “Para que serve a história?”
Ao estudar e procurar saber sobre o passado, as pessoas passam a se conhecer melhor e a compreender melhor os outros costumes e o mundo. A história ensina e faz com que mo homem compreenda seu tempo.
Todos os povos em todos os tempos se preocupam em preservar sua cultura, suas tradições, suas histórias. A preservação da cultura é muito importante para a construção da identidade. Ter uma identidade é saber quem somos, de onde viemos. Ao passear pela história descobrimos nossas origens.
A história nos ajuda a decifrar de como foi antes de nos nascermos, isso é muito interessante pois sabemos dos nossos acentrais.
Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas investigações de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.
Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre