A história local
Objetivo
- Compreender o surgimento do Estado como uma necessidade de organização social humana.
- Estabelecer relações entre passado e presente, discutindo mudanças e permanências nas relações sociais.
- Estabelecer uma ponte entre o conteúdo estudado e sua vida cotidiana por meio de estudos da história local.
- Compreender e valorizar elementos das culturas.
- Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito, direitos, inclusão.
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie avaliando os conhecimentos dos estudantes sobre o conceito de civilização. Com eles, procure no dicionário a definição do termo.
Pergunte: onde teriam surgido as primeiras civilizações? Em seguida, mostre num mapa-múndi que elas se estabeleceram ao longo de rios, como o Nilo, o Tigre, o Eufrates, o Jordão e o Amarelo. Por que isso teria ocorrido? Anote as hipóteses da turma no quadro e distribua textos sobre as civilizações egípcia, mesopotâmica e chinesa. Discuta as ideias principais e peça relatórios.
2ª etapa
Explique aos estudantes que essas civilizações ainda desconheciam o conceito de Estado.
3ª etapa
Solicite a montagem de um mapa-múndi com as primeiras civilizações. Após desenhar numa cartolina o contorno dos territórios, eles podem colar figuras (retiradas de revistas e jornais) que representem os povos desses territórios.
4ª etapa
Peça a elaboração de um jogo de adivinhação. A classe se dividirá em grupos, cada um representando uma das civilizações. O grupo opositor elaborará perguntas que só podem ser respondidas com sim ou não. Ganha o grupo que adivinhar de qual civilização se trata.
Avaliação
Analise o desempenho na fase dos questionamentos e das explicações sobre o que aprenderam. Avalie também a clareza da exposição de ideias no relatório e a adequação do mapa-múndi. Nesse caso, o que vale é a criatividade. Durante o jogo de adivinhação, observe como eles