A História do HQ
2° ANO DO ENSINO MÉDIO
Nome: Victor Rocha Figueiredo, N°: 41, 2°B
A HISTÓRIA DO HQ
Cotia/SP
2014
INTRODUÇÃO
No mundo atual de hoje vemos muitas formas de se ler um HQ (Histórias em Quadrinhos), seja, pela revista, jornais, tablets, celulares, ou até mesmo na Internet.
Quase todas pessoas, que hoje existem lêem, ou já leram uma HQ. Sejam elas: Turma da Mônica, Marvel, Mickey Mouse, Tio Patinhas, entre outras.
Durante este trabalho vermos como as HQs foram criadas, como chegaram a ser tão famosas.
Desenvolvimento
A primeira HQ Sabemos que para as HQs serem famosas hoje em dia, elas precisaram ser criadas. A primeira HQ foi criada no ano de 1895, criada pelo artista americano Richard Outcault, seu nome era "Yellow Kid" (Menino Amarelo). Se tratava de um menino chinês, que era dentuço e usava um pijama amarelo. Era lido em tiras de jornais. Se formos analisar as primeiras raízes das HQs, podemos chegar às pinturas rupestres feitas pelos homens pré-históricos, que serviam para contar, por exemplo, como eram suas aventuras nas caçadas, podemos também considerar que os quadros das igrejas medievais, que retratavam a via sacra ( A criação do mundo, a queda do homem, entre outras passagens bíblicas) são considerados HQs. A grande diferença é que esses ancestrais das HQs não tinham texto, os enredos eram desenvolvidos apenas com uma seqüência de desenhos. "As histórias em quadrinhos constituem um meio de comunicação de massa que agrega dois códigos distintos para transmitir uma mensagem: o lingüístico (texto) e o pictórico (imagem)", diz o pesquisador Waldomiro Vergueiro, coordenador do Núcleo de Pesquisa de História em Quadrinhos, da Universidade de São Paulo (USP)".
A primeira HQ brasileira: A primeira HQ brasileira foi lançada no ano de 1905, criada pelo Angelo Agostini, seu