A história do handball
A invenção do handebol foi do professor Karl Schellerz de Ed. Física de Berlim, durante a primeira guerra mundial.
No inicio, o handebol era praticado apenas por moças de Berlim. Os campos tinham 40x20m e pouco depois os campos ficaram maiores e serem praticado por homens e se e se espalhou por toda Europa. Em 1927 foi criada a Federação Internacional de Handebol amador, mas em 1946 o congresso de Copenhagen, os suecos oficializaram seu handebol de salão para apenas sete jogadores por equipe, deixando o jogo de 11 jogadores em segundo plano.
Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois introduzia o handebol nos jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954 contava com 25 nações.
Em 1940 foi fundada em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas, o esporte já era praticado no Brasil desde 1930.
A sede da FJH era na Suécia, transferiu-se para suíça.
Em 1936 foi disputada pela primeira vez em uma olimpíada, depois foi retirado e voltou em 1972 e em 1976 o handebol feminino passou a fazer parte dos jogos olímpicos.
A origem do Handebol
O handebol é um dos esportes mais antigos de que se tem noticias. Ele já apresentou uma grande variedade de formas até a praticada atualmente.
Um jogo onde a bola era jogada com as mãos, esta gravado em uma pedra na cidade de Atenas e data de 600 a.C, de acordo com Claudius Galerus (130-200 d.C.), os romanos passaram a chamar um jogo de handebol “harpaston”.
Na idade media Valgelwide (1970-1230?) chamou de “jogo de pegar bola” que é precursor do atual jogo de Handebol.
Na frança Rabelais (1494-1533) “fala” eles jogam bola, usando a palma da mão.
O supervisor alemão, Holger Nielsen, adaptou o “handebol Spiel” (jogo de handebol) mudando as regras e método como o jogo deveria ser praticado, finalizando as regras em 1997, onde atualmente é baseado o handebol de quadra (INDOOR) e o handebol olímpico era uma forma de sete jogadores por time, em uma quadra pouco maior do que a de basquete, com gols de futebol de 2