Plano de negocios
Existem sete tipos de virus da raiva do genero lissavirus, mais o principal deles é *Rabiens virus,*Lagos bat lissavirus,*Mokola,*Duvenhage,*European bat lissavirus (tipo 1),*european bat lissavirus (tipo 2) e austalian bat lissavirus.
O virus se instala e multiplica primeiro nos nervos perifericos, depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares de onde se multiplica e propaga.
A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio (ou outro individuo) atraves do contato da saliva por mordida, lambida em ferimentos, transmição inalatória, pela placenta e aleitamento e, em humanos pelo tranplante de córnea ou contato com a saliva.
Os principais sintomas em humanos são: febre, dor de cabeça e mal-estar geral. Á medida que a doença progride os sintomas neurológicos aparecem e podem incluir insônia, ansiedade, confusão, paralisia, exitação, alucinação, agitação, hipe-salivação, dificuldade de engolir e hidrofobia (medo da água). Depois dos sintomas aparecerem dentro de dias para a morte.
No animal alguns sintomas como alterações de comportamento, depressão, demência ou agreção e dilatação da pupil, salivação excessiva e peresiva dos membros posteriores progredindo para paralisia.
Nesse estagio o animal para de comer e beber, o estagio paralitico pode durar a 1 ou 2 meses segidos de morte.
As formas de previnir a axposição ao virus é nao tocar em animais selvagens ou domesticos que posam ser portador do virus como raposas, guachinis, morcegos, cachorros e gatos.
Não atraindo animais de forma intencional e bloqueando areas de ninhos de morcegos ao redor da casa.
Vasinando seus animais domesticos e evitando o contato deles com outros animais desconhecidos.
E se voce for mordido por um animal raivoso, lave em torno da ferida com