A história de São Luís deu
Conhecida como ilha pelo nativos Upaon - Mirin essa também dita de Sant´Ana batizada pelos Franceses 1682 , dada por esse nome porque ficava a entrada dos mangues verdes , que era conhecido Golfão Maranhense .Para alguns ilha grande no fundo do golfão.
Segundo afirma Botelho (2012,p.262)
Fundada pelos os franceses e holandeses, foi colonizada por luso- espanhóis. Sua colonização tardia surge em confronto com os conquistadores europeus, dai o caráter estratégico-militar, legitimado através da construção de inúmeros e fortes, verdadeiros marcos da colonização no século XVII. Um aspecto bastante especifico da nossa historia, no inicio da colonização, foi a vinda de colonos açorianos que se fixaram na cidade trazendo costumes e tradições que se misturando a cultura dos índios e negros .
Daniel de La Touche conhecido La Raverdière e tenta constituir o seu objetivo de construir um forte que se estenderia em torno da França equinocial. Ele viajou com três navios “Regente, Chalort , Saint´Anne.
As leis de a São Luís foram criados por Padres capuchinos e nessas e diziam que o povo daquela época deviam ter total respeito pelos padres se não tinham que pagar multa. Eles também não gostavam de interrompido com religião católica apostólica romana com os Índios.
O Rei foi colocado como uma segunda a pessoa