A história das coisas
Aluna: Paula Cristina Pereira Rodrigues Chave (Aluna especial de mestrado)
Resenha
Vídeo: A história das coisas
De: Anne Leonard
O vídeo em questão trata de como o consumismo e o incentivo por parte dos governos e corporações, que contribuem para o crescimento desenfreado desse consumo, tornou o nosso planeta injusto socialmente, poluído, escasso de recursos naturais e ainda tornou as pessoas escravas do trabalho para manterem o seu exacerbado consumo, diminuindo assim a qualidade de vida.
A economia de matérias, ou seja, tudo que é necessário para a produção de coisas é um sistema que não para e que encontra inúmeros problemas ao relacionar-se com o sistema do planeta que por sua vez é esgotável. E que além de interagir com o sistema do planeta interage com outros ambientes, sociais, culturais e econômicos, causando assim, diversos outros problemas.
Então como interagir neste ambiente tão complexo? Um dos maiores e principais causadores desses problemas é o governo que se preocupa mais em apoiar as estratégias de produção e venda para o crescimento das corporações, garantindo cada vez mais seu poder econômico, do que cuidar da sua principal meta, a qualidade de vida das pessoas.
O resultado disso é, em 1º. lugar é a falta de recursos naturais que para manter os níveis de produção sempre alto atendendo o consumismo atual, são esgotados sem controle e preocupação tudo em nome do capitalismo e do poder econômico. Mas isso agrega também outros fatores, além da falta de recursos naturais há as pessoas que vivem nessas áreas naturais e que se deslocam para outras áreas em busca de trabalho e sobrevivência, tornando-se alvos fáceis da ilegalidade trabalhista, submetendo-se a situações insalubres, a baixos salários e muitas vezes sem nenhum amparo dos direitos do trabalho.
Para manter os preços baixos e continuar incentivando o crescimento do consumismo as grandes corporações, apoiadas pelo governo que não toma providências