A história da engenharia
DESENVOLVIMENTO
1. História da engenharia:
2.1. O que é engenharia?
A engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente. A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia. 2.2. Os primórdios da engenharia:
Uma característica muito interessante que se observa ao longo dos tempos na história da engenharia é a capacidade do ser humano em dar forma a elementos da natureza e empregando-os para diversos fins. Sempre na intenção de obter algo de uma forma mais eficiente, o ser humano vem, ao longo de toda a sua existência, aprimorando seus meios de obtenção. Isto é, desenvolvendo tecnologia, um dos princípios básicos da engenharia.
Várias conquistas obtidas milhares de anos atrás pelo homem estão presentes em nosso dia a dia. Algumas delas são:
– A alavanca: o homem descobrindo ser capaz de erguer, por meio deste recurso, objetos cujo peso estava além de suas forças;
– O domínio do fogo: possivelmente por observação de