A história da engenharia
A Engenharia surgiu há cerca de 2 milhões de anos, no período paleolítico ou a Idade da Pedra Lascada, no período da pré-história, onde os homens primatas fizeram os primeiros artefatos para ajudá-los na sua subsistência. Dentre eles podemos destacar alguns como: instrumentos de caça feitos em madeira, osso e pedra lascada.
Ao longo do tempo, a capacidade técnica do homem foi evoluindo, há cerca de 12 mil anos uma verdadeira revolução técnica aparece, provocando um conjunto de modificações culturais caracterizado, impulsionadas pela introdução da agricultura, da domesticação de animais, da modelagem de cerâmica e da fabricação do vinho e da cerveja. Esta revolução social propiciou o desenvolvimento de quatro áreas para a época: arquitetura, transporte, hidráulica e metalurgia.
Há quatro mil anos atrás a humanidade começou a trabalhar com metais fundidos, sendo o bronze a primeira descoberta para a arquitetura, fabricação de ferramentas e armas. Nesse período foram inventados a roda e o alfabeto.
Os egípcios começaram a escrever no papiro. Os navios eram construídos pelos povos mediterrâneos e escandinavos. Os chineses criaram o primeiro manual de matemática e inventaram a pólvora, o foguete e a bússola.
Todos esses fatos são características da engenharia antiga, que tem como marca os esforços do homem em criar e aperfeiço¬ar dispositivos para explorar os recursos naturais disponíveis, em um ambiente onde o trabalho era realizado de forma empírica, seguindo-se o que era passado pelos ancestrais.
A Engenharia Moderna ocorreu por volta de 1450, quando a imprensa foi mecanizada por Johannes Gensfleisch Gutenberg. Eram utilizadas técnicas e conhecimentos para a solução de problemas.
Surge o Engenheiro, que é o profissional responsável pela resolução de problemas da sociedade por meio da aplicação de conhecimentos fundamentais da Ciência ( Matemática, Química e Física) e suas variações.
Segue