A história da coca-cola
ORIGENS
A bebida Coca-Cola foi desenvolvida a partir da formula de um remédio, tônico para os nervos, dosado pelo farmacêutico John Styth Pemberton em 1886 em Columbus, no estado da Grécia. Recebeu originalmente o nome de Pemberton’s French Wine Coca. A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, na cor vermelha. Por isso o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Foi vendido em garrafas pela primeira vez em 12 de março de 1894, e as primeiras latas de alumínio apareceram em 1955. As garrafas originais eram bem diferentes do visual atual de silhueta que possuem. A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca, originalmente da Colômbia.Também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, esse estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. Atualmente a Coca-Cola é vendida em mais de 140 países e a cada ano que passa tem conquistado mais clientes com suas propagandas de marketing. Seus slogans como: “Sempre Coca-Cola”, “Gostoso é viver” e “Viva o lado Coca-Cola da vida” é uma amostra que a empresa quer mostrar que beber coca-cola você vai ter uma vida feliz.
FORMULA DA COCA-COLA
A matéria-prima da Coca-Cola, é um segredo industrial protegido por várias patentes. A cópia dessa fórmula é guardada num cofre especial. Uma lenda urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula. De fato, a Coca-Cola possui uma regra restringindo o acesso a apenas dois executivos, cada um sabendo a fórmula completa, e outros, alem da dupla descrita, conhecem o processo de formulação.
DEPENDÊNCIAS
A Coca-Cola Company enfrenta acusações de que a coca-cola traria efeitos colaterais e perversos na saúde de consumidores - principalmente por conta da folha de coca ainda usada para dar o