A história da cidade de são josé dos campos - são paulo
São José dos Campos
Escola: Instituto São José
Professora: Jaqueline Maria Nascimento.
Nome: Luíza Pereira Rodrigues n°: 13 Ano: 6° A
A) Onde fica o marco inicial e o que significa? O marco inicial é a Igreja Matriz, ela significa que em 10 de setembro de 1611, a lei que regulamentava o aldeamento indígena por parte dos religiosos fez com que jesuítas fossem expulsos e os aldeãos espalhados. Os jesuítas voltaram anos mais tarde, estabelecendo-se em uma planície a 15 km de distância, sendo este núcleo que deu origem à cidade que conhecemos e onde hoje encontramos a Igreja Matriz.
B) Quais foram os primeiros moradores? Os primeiros moradores foram os indígenas Guaianazes. C) Por que vieram para essa região? A colonização das terras paulistas teve início no século XVI através de um impulso similar às outras regiões brasileiras em processo de colonização. A cidade de São José dos Campos originou-se como aldeia, dentro da concepção política colonial de aldeamento, situação que indicava presença do indígena do branco colonizador em um mesmo local. Tal política teve início no século XVI, quando colonos e jesuítas empreenderam sua luta pelo controle da mão-de-obra do indígena brasileiro.
D) Como era antigamente? Os bailes antigamente eram muito bons, muito bonitos. A Rua Quinze tinha o footing, aquelas pessoas andando para lá e para cá. Era muito bonito. São José dos Campos era uma maravilha. Eles fechavam o trânsito perto da igreja Matriz, e lá perto do jardim só ficavam as pessoas. As mulheres passeando, os homens também ficavam passeando, naquela paquera. Era muito bom São José dos Campos. A Casa Diamante era uma casa, que os donos eram judeus, pessoas de posses, então era uma casa mais chique, uma casa de tradição em São José dos Campos. Mesmo os produtos de Natal: nozes, amêndoas, avelã, castanha, figo, passas, era só