A HISTÓRIA COMO UMA OPERAÇÃO QUE PRODUZ HISTORICIDADE: REFLEXÕES ACERCA DO CAMPO DISCIPLINAR E SEUS PRATICANTES

1596 palavras 7 páginas
1

A HISTÓRIA COMO UMA OPERAÇÃO QUE PRODUZ HISTORICIDADE:
REFLEXÕES ACERCA DO CAMPO DISCIPLINAR E SEUS PRATICANTES
Leonildo José Figueira leo.hist@gmail.com RESUMO: Nosso objetivo aqui é refletir o campo de conhecimento e abordagem da
História, verificando a relação desta com seu objeto, refletindo seus limites, suas possibilidades, seu discurso, sua teoria e seu método. Nesse mesmo âmbito será pertinente pensar os interditos da História enquanto campo disciplinar, como sendo aquilo que se coloca como base ou como proibido a seus praticantes. Certamente não seria possível responder todas as questões em torno desta temática, assim, visamos colaborar com uma importante discussão em torno da disciplina e do ofício do historiador.

PALAVRAS CHAVE: Teoria da História; Historiografia; Campo disciplinar

A partir do fato histórico, são produzidos e elaborados diferentes discursos, diversas concepções, que resultam em obras caracterizadas como “texto histórico”; o qual está sujeito a reflexões, críticas que surgem, vindo de outras vertentes de pensamento. Nesse contexto concordamos com Haydem White ao afirmar que a realidade passada é o objeto de estudo da história ao passo que a historiografia é o discurso produzido pelo historiador. (WHITE,
1991, p. 21) O historiador busca compreender as ações práticas dos homens, os móveis que os animam, os fins que os norteiam, o seu universo simbólico e suas significações que para esses homens tinham seus comportamentos e ações.
De maneira prática a história se volta aos eventos humanos no tempo e só se torna visível e compreensível com a sucessão temporal, que por sua vez faz ser necessário à reescrita contínua da história. (REIS, 1999. p. 08) O tempo é um fator fundamental para a historiografia, pois com a sucessão do mesmo, novas questões são propostas e o historiador, como responsável pela produção do conhecimento histórico, tem uma vasta e mais profunda percepção do passado.



O presente

Relacionados