A HISTORIO POR TRAZ DAS MONTANHAS
Assim como aconteceu com todos os povos socialmente organizados, a História do Município de Montanhas (RN) se deu a partir do momento em que os primeiros homens começaram a modificar a natureza, podendo registrar e divulgar seus feitos ainda que oralmente. Alguns historiadores e/ou autodidatas que defendem as ideias oficiais contam a História de Montanhas (RN) a partir de uma data que a consideram o momento da criação desse município, 20 de julho de 1963. No entanto, é importante lembrar que nenhuma civilização com estrutura políticoeconômica e sociocultural organizada ocorreu de forma tão rápida sem que antes pudesse ter passado por momento de lentidão no seu desenvolvimento, nem mesmo quando um dado povo passou a dominar outro – os romanos sobre os hebreus.
Considerando que o mais antigo homem da América habitou São Raimundo Nonato, no Piauí, à cerca de 50000 anos, num período em que ele era nômade, e que caminhando em linha reta direcionado para o leste, este homem pode ter chegado ao Lajedo de Solidade, Apodi, Rio Grande do Norte, por volta de 10000 anos. É possível que no mesmo período este homem tenha se deslocado de Apodi rumando para o sul desse Estado em direção a Montanhas (RN), fato que deve ser levado em consideração quando se tratar da história desse município.
Entendendo que o homem da América está neste continente há 50 mil anos e no RN a 10000, é evidente que a sua presença em Montanhas (RN) corresponde entre 10 e 3 mil anos, quando nesse período deve ter ocorrido a produção das pinturas rupestres encontradas na Pedra Sabina, no Distrito do Riachão dos Clementinos, à cerca de 6 quilômetros da sede.
Quando se menciona a história de Montanhas (RN), logo se faz uma referência ao dia 20 de julho de 1963, uma data que sem dúvida é de grande importância, afinal senão se chamasse Montanhas (RN), que adjetivo pátrio teriam os