A HISTORIA DOS FRIGORIFICOS

1958 palavras 8 páginas
A HISTÓRIA DOS FRIGORÍFICOS NO BRASIL
Leopoldo Costa.
Registra Veiga Cabral na sua ‘Chorographia do Brasil’ que o primeiro matadouro frigorífico do Brasil foi instalado em 1913 na cidade de Barretos (SP) por Antonio Prado (1840-1929) e chamava-se ‘Companhia Frigorífica e Pastoril’.

As empresas multinacionais americanas e inglesas foram quem começaram a explorar a atividade no Brasil. Traziam experiências dos seus empreendimentos em outros países e conhecimento da tecnologia do processamento, transporte e comercialização dos produtos e subprodutos oriundos da operação.

A Anglo (do Grupo Vestey) de capital britânico e as três maiores empresas de capital norte americano (Wilson, Swift e Armour) dominaram sozinhas o mercado de carne no Brasil até a década de 1940, quando começou a aparecer as primeiras cooperativas que instalaram abatedouros frigoríficos no Rio Grande do Sul.
As Empresas Estrangeiras

Em 1923 o grupo Vestey adquiriu o mais antigo frigorífico do Brasil a ‘Companhia Frigorifica e Pastoril’ que foi instalado em 1913 na cidade de Barretos (SP) por Antonio Prado (um dos maiores acionistas da ‘Companhia Paulista de Estradas de Ferro’). Em 1914 saiu deste frigorífico a primeira remessa de carne congelada do Brasil para a Inglaterra. Trocou o nome para ‘Frigorífico Anglo’. O recorde de abate anual desde frigorífico foi no ano de 1941 quando foram processadas 259.000 cabeças de bovinos. Houve dias em que foram abatidas mais 3.000 cabeças de bois. Em 1993, com a intenção de abandonar o ramo de produção de carne no Brasil, que já não era mais vantajoso, o Frigorífico Anglo foi vendido para dois dos seus diretores e os Vestey’s encerraram as suas atividades industriais em Barretos.

Em 1916 o Grupo Vestey adquiriu as instalações da antiga fábrica de cerveja ‘Teutônia’ (fundada em 1895 e na época pertencente a Brahma) em Mendes (RJ) transformando-a em 1917, em um matadouro frigorífico também com o nome de ‘Frigorífico Anglo’. O

Relacionados