A historia do notebook.
A história do notebook começa no século XIX, por incrível que pareça. A criação do computador, e consequentemente do notebook, começou pelas mãos do matemático inglês Charles Babbage. Em 1822, ele terminou seu projeto de uma máquina de calcular, que acabou se tornando a precursora das calculadoras digitais e do computador, hoje tão utilizadas por todos nós.
A máquina de Babbage reproduzia os resultados das somas, subtrações, divisões e multiplicações em cartões perfurados ou em papéis impressos pela própria máquina. Cerca de um século e meio após este invento, os computadores já faziam parte do aparato tecnológico de empresas, mas não ofereciam ainda uma facilidade para ser transportado.
Em 1981, a empresa de computação americana Osborne criou o Osborne 1, primeiro computador portátil comercial. Apesar de vir em um estojo, que quando fechado podia ser transportado como uma mala, ele era ligado direto na tomada e depois de um tempo pôde ser alimentado com uma bateria, que o fazia funcionar fora da tomada por uma hora. Naquela época isso era inacreditável, um feito tecnológico! O aparelho possuía um monitor de 5 polegadas e custava mais ou menos US$ 1.800,00, com um peso de 12kg.
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/2231-a-historia-dos-notebooks.htm
Mas foi a Compaq que lançou em 82 o primeiro computador portátil compatível com o IBM PC (referência em desktop até então). Abrigavam seus 12,5 kg um CPU de 4,77 MHz, memória RAM de 128 KB, disco de 320 KB e um monitor CRT de 9 polegadas, o que permitia que o computador fosse dotado de um sistema operacional DOS. Apesar do seu alto custo, U$ 3.500,00, sua compatibilidade fez do portátil da Compaq um sucesso e promoveu a marca.
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/2231-a-historia-dos-notebooks.htm
Mais tarde no mesmo ano, a Epson entra no mercado dos portáteis com seu modelo Epson HX-20, o primeiro a apresentar as dimensões de um caderno (notebook em inglês). Seu tamanho era