Historia dos notebooks
São Paulo
2011
Samaria
Inicio anos 80 3
Revolução dos computadores pessoais 3
Inicio dos portáteis 4
Osborne 1 4
Compaq 5
Epson HX-20 5
Compass Grid 1101 6
IBM 5155 7
TRS-80 mo Del 200 7
Mais acessíveis 8
Apple entra na disputa 9
Macintosh Portable 9
PowerBook 100 9
IBM ThinkPad 10
E-book 11
A chegada dos net books 12
Concluindo. 13
Inicio anos 80
1 Revolução dos computadores pessoais
O sucesso do seu Apple 2 ainda era uma novidade, um dos modelos responsáveis pelo conceito de computador pessoal, e o mundo da informática presenciava o lançamento do IBM Personal Computer, o primeiro computador a trazer uma versão do DOS como sistema operacional. A explosão foi tamanha que o próprio termo PC teve origem na abreviatura deste modelo (IBM PC).
Os computadores estavam se tornando pessoais de fato, não só pela popularização dos custos, mas também pela variedade de modelos que estava tomando o mercado. Porém, boa parte dos consumidores era constituída por empresários e pessoas que viajavam com frequência. Como a informática era um mercado novo e bastante promissor, quem teria a ideia de ligar uma bateria a um computador a fim de torná-lo portátil?
Inicio dos portáteis
1 Osborne 1
Tudo começou em 1981, Adam Osborne, o pioneiro dos notebooks, que foi quem criou o primeiro computador totalmente portátil,com uma tela de 5”, a máquina pesava aproximadamente 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião. Nomeado de, Osborne 1, ele conseguiu boas vendas enquanto era o único no mercado com aproximadamente 10 mil exemplares.
Mas a empresa que o lançou, acabou por falir em 1983 com a chegada de modelos concorrentes. Um dos fatos que atribuem para o fracasso do Osborne 1 diante de seus concorrentes, é que o mesmo não possuía compatibilidade alguma com desktops.
2 Compaq
Foi a Compaq que lançou em 82 o primeiro computador portátil compatível com a IBM PC (referência em desktop até então).
Abrigavam seus