Lagos e lagoas
A variação do volume de um rio recebe o nome de regime.Há vários tipos dentre eles:
Pluvial:Suas cheias dependem da água
Nival: Suas cheias dependem do derretimento da neve
Glacial: Suas cheias dependem do derretimento de geleiras
Misto: Suas cheias dependem ambiguamente das chuvas e do derretimento de neve
Canais
Canal fluvial é o local por onde a água escoa,temos quatro tipos fundamentais são eles:
1.Retilíneo - Geralmente ocorre em relevos com declividade acentuada, assim, a força da água é mais forte, e os desvios são menores.
2.Mendreante - Atravessa relevos planos, pela não existência de morros, colinas ou pequenas elevações, a pouca força do rio torna os desvios mais acentuados.
3.Anastomosado - Ocorrem em relevos com presença de vários morros, os cursos da água se dividem e se entrelaçam, constituindo um rio sem canal principal.
4.Entrelaçado - é Caracterizado por um rio permeado por ilhas e barras, decorrentes do assoreamento do material transportado em suspensão por suas próprias águas.
Diversos tipos de rio são aproveitáveis para homem exemplos como:
Rios de planalto:Por sua inclinação facilitam na construção de barragens Rios de planície:São importantes pois,igualmente os lagos,são navegáveis,desde que bancos de areias não se formem em seu leito.
Lagos:São depressões preenchidas por água,sendo temporários ou permanentes,se originam de diversos fatores como:Crateras vulcânicas,movimentos tectônicos etc. Lagoas Costeiras:originam-se devido a variações do nível do mar ao longo do tempo geológico ou por ação sedimentar,que Forman restingas que fecham