A historia das coisas
Florianópolis/2012
Introdução
Este estudo analisa a discussão sobre o documentário que retrata o cotidiano dos moradores e traficantes do morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, que tem como objetivo relatar a violência e o trafico de drogas nas comunidades carentes, abordando 4 (quatro) aspectos: o trafico de drogas, os traficantes, os moradores e o posicionamento da policia.
1. Objetos de estudo da Criminologia
1.1 Delito
Segundo o site http://conceito.de/delito um delito é uma ação ou omissão voluntária ou imprudente castigada e penalizada pela lei. Como tal, o delito corresponde a uma violação das normas e acarreta uma infração para o responsável. Fora as leis propriamente ditas, conhece-se como delito qualquer ação reprovável do ponto de vista ético ou moral.
No documentário o delito é o que os traficantes cometem. No mesmo, a repórter pergunta ao traficante se a policia vende armas para eles, ele apenas ironiza. Mas, se esse ato ocorre, é um grave delito que agride a política de segurança publica.
1.2 Delinquente
O delinqüente é o individuo que cometeu ou comete algum delito.
No documentário, mostra os traficantes como sendo os principais delinquentes, por via de fatos pode se dizer que todo o traficante por si só já é um delinquente, pois esta a cometimento de delito e atos inlicitos.
1.3 Controle Social
Segundo Edward Ross: O controlo social é o conjunto de sanções positivas e negativas que uma sociedade recorre para assegurar a conformidade das condutas dos modelos, normas e valores culturais estabelecidos. Ela abrange toda a questão de interferência direta das ações que as pessoas cometem pelos poderes dos órgãos sociais. Esses órgãos têm o dever de analisar a qualidade dos serviços prestados a população e observar como os feitos da sociedade e do próprio governo impactam a mesma.
1.4 Sociedade
Segundo o site http://conceito.de/sociedade: “A sociedade é um