A historia da msa no brasil
Tudo começou com uma ideia iluminada
Ninguém menos do que Thomas Edison, o gênio da eletricidade, ajudou os fundadores da MSA (os engenheiros John Ryan e George Deike) a projetar o primeiro produto da MSA: a lanterna para capacete de mineiro.
A sigla MSA significa Mine Safety Appliances Company, justamente porque a Companhia começou fornecendo equipamentos de segurança para o segmento de mineração.
Ao longo dos anos, a MSA se tornou a maior empresa do mundo totalmente voltada para a segurança, nos mais diversos tipos de trabalho.
Thomas Edison John Ryan George Deike
Em março de 1912, numa Mina em Jed, Oeste de Virgínia, EUA, um foco de gás metano incendiou-se através de uma labareda que saiu de uma tocha para iluminação. A explosão espalhou-se alimentada pela poeira de carvão e gases.
Um jovem engenheiro de resgate saiu do interior das ruínas, carregando em seus braços um rapaz quase morto.
Muitas mulheres aguardavam do lado de fora da mina para saber notícias de seus maridos. O jovem engenheiro olhou a expressão de angústia daquelas mulheres e pensou em como daria-lhes a trágica notícia de que 80 homens haviam morrido por causa da explosão e do monóxido de carbono.
Neste momento o jovem engenheiro John Thomas Ryan tomou uma decisão: iria fazer algo para terminar como todo esse sofrimento e assim... Sua vida teria mais valor.
No ano seguinte, em abril de 1913, uma situação semelhante aconteceu com outro engenheiro, George Herman Deike.
Ele estava na Mina Cincinati em Finleyville, Pennsylvania, na sua primeira missão de salvamento quando, durante a noite, uma tocha de iluminação incendiou-se e atingiu a área de trabalho da mina.
Três homens do resgate entraram na mina atravessando o fogo e as chamas. George Deike ficou aguardando do lado de fora, mas quando viu que dois homens voltaram e um ainda estava lá dentro, não teve dúvidas, colocou a sua máscara de ar e atravessou à densa