A historia da matematica financeira
Sabemos a matemática financeira tem muita influência no cotidiano da sociedade, desde quando foi criada a matemática, sentia-se a necessidade em criar um aprofundamento pequenos cálculos.
Daí era preciso conhecer mais, e explorar esses conhecimentos, como o financiamentos de carros, casas, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, entre outros investimentos.
Para ser compreendido melhor e utilizados por várias áreas econômicas os cálculos financeiros citados nesse artigo mostraram quanto que a evolução da matemática simplifica e ajuda nossas vidas.
Começaremos pelos juros, que e quando valor do montante é superior ao valor inicial ou seja, o homem percebeu a existência que poderia ter uma vantagem entre o dinheiro e o tempo, com o acúmulo do dinheiro e desvalorização monetária tinha a ideias de juros.
Os sumérios registravam documentos em tábuas matemáticas com o pensamento de organização de dados, isso, na prática era bastante interessante na repartição produção agrícolas, com esse avanço das Tábuas pode-se desenvolver operações matemáticas como faturas, recibos, notas promissórias, operações de crédito, juros simples e compostos, hipotecas, escrituras de vendas e endossos.
O nosso artigo vem ressaltar as aplicações da matemática financeira, de uma forma que possa ficar claro a evolução e os métodos usados até hoje pela sociedade.
Os juros Simples
É usado em operações de curto prazo, são calculados de acordo com o valor da divida ou da aplicação, daí o valor dos juros permanece igual no período inicial até o fim da aplicação ou da dívida.
Abaixo a representação de como usar a formula e exemplos para ser compreendido;
J = C* i* t
J = juros
C = capital
I = taxas de juros
T = tempo de aplicação, mês, bimestre, trimestre, semestre, ano
M = C + J
M = montante final
C = capital
J = juros Exemplo
Qual o valor do montante produzido por um capital