A historia da engenharia
1. A “Engenharia Antiga” ou “Engenharia do Passado”;
2. A “Engenharia Moderna”.
– Engenharia Antiga: baseada no empirismo, nos recursos naturais e na experiência prática acumulada principalmente nos seus mestres. Construíram desta forma pontes, armamento, fortificações, estradas, canais, entre outros;
– Engenharia Moderna: baseada na aplicação generalizada dos conhecimentos científicos à solução dos problemas. Pode vir a construir até as mesmas obras da Engenharia Antiga, porém pautados na ciência e em conhecimentos como estrutura da matéria, fenômenos eletromagnéticos, leis da mecânica, modelagens matemáticas e modelos físicos.
Tecnicas primitivas: descoberta da alavanca.
Periodo Paleolítico: polimento das pedras e cozimento de alimentos
Período Neolitico: Entre 12 mil e 4 mil a.C._ ); domesticação de animais,agricultura,vinho e cereja.
Idade do Bronze (2000 a.C)_fundiçao de metais,base empírica.
Idade Média (Idade das Trevas): avanços na construção civil;
1406 - em Florença na Itália, surgiram as primeiras escolas e universidades de arquitetura e os primeiros arquitetos não práticos.
Séculos XVI e XVII - Revolução no pensamento: Os avanços científicos levaram os homens a procurarem, cada vez mais, descobrir modos de manipular e explorar a natureza.
Século XVIII e XIX - Revolução Industrial: substituição do trabalho braçal por máquinas; utilização do vapor; surgimento de novas profissões; o termo "Engenheiro" teve seu significado ampliado; surge um marco histórico entre duas Engenharias - “A Engenharia do passado e a Engenharia Moderna.” (BAZZO; PEREIRA, 1997, p. 183).
Depois da revolução industrial veio ENGENHARIA MODERNA
Surgimento de especialistas – sem foco nos fundamentos teóricos;
Engenheiro: produto da evolução – fundamentado no desenvolvimento matemático e da explicação dos fenômenos físicos.
- Desta maneira, o termo