A historia da enfermagem
Enfermagem domiciliar:
A enfermagem domiciliar é uma atividade especializada, aceita em vários países, inclusive no Brasil. Sendo considerada uma especialidade e uma pratica avançada, exige conhecimento cientifico-tecnológico, competência e profissionalismo, contendo o exercício profissional complexo, requerendo profissionais com formação.
O atendimento domiciliar à saúde esta emergindo, e sendo inserido lentamente em serviços públicos e privados, na tentativa de complementar a assistência à saúde hospitalar. È uma modalidade alternativa ao modelo de assistência à saúde do país, buscando suprir parte desta necessidade e assumindo uma conotação diferenciada de tempos passados.
Sua finalidade é uma alternativa para tirar, precocemente, o doente do ambiente hospitalar e colabora com a diminuição do custo institucional tanto do sistema de atenção à saúde publica, etc.
Competências e resoluções:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), à saúde domiciliar é um conjunto de ações realizadas por uma equipe interdisciplinar no domicilio do usuário/família, a partir do diagnostico da realidade em que está inserido, de seus potenciais e limitações. Articula promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, fornecendo assim o desenvolvimento e a adaptação de suas funções de maneira a estabelecer sua independência e a preservação de sua autonomia. Todos os pacientes podem ser cuidados no domicilio, com exceção daqueles que precisam ser submetidos a tratamentos cirúrgicos de alta complexidade, etc.
Uma Equipe é representada pela junção de seus profissionais em suas áreas e conhecimentos específicos, trabalhando em prol de um “bem comum”.
Sua ética exige extrema habilidade de clareza na comunicação, respeitando os procedimentos profissionais no desempenho de sua organização e