a historia da contabilidade
A história da contabilidade teve inicio com a própria história da civilização, foi quando o homem deixou de viver somente da caça e da pesca, e passou a ter suas próprias riquezas tiradas da agricultura e do pastoreiro.
No entanto com a morte, o legado ¨herança¨ era passado de pai para filho ou parentes. E esse termo passou a ser usado para qualquer valor, mesmo sem ter herdado.
Naquela época os comerciantes acompanhavam as transações devido as cobranças de impostos. Na Babilônia já era feitas com escritas rudimentares. Na medida, que os homens aumentavam seus valores e bens, já se preocupavam em saber quanto era o lucro. Como não tinha nenhuma linha de credito, as transações eram feitas todas à vista. Somente com o desenvolvimento do papel e da caneta facilitou as informações sobre os negócios.Em Roma (200ac) já havia escritas trazendo receitas, lucros, despesas, salários, perdas e divisões. A contabilidade foi evoluíndo da seguinte forma: Contabilidade do mundo antigo – teve inicio das primeiras civilizações até 1202. Como o patrimônio do homem antigo eram seus rebanhos, metais, escravos e outros bens que por sinal já eram contabilizados de modo rudimentar, em papiros ou tabuas. Contabilidade do mundo medieval – chamada de era técnica. Em 1202 na Itália estudavam matemática, pesos e medidas, cambio, custos de aquisições, transportes e tributos, juros sobre o capital etc. Contabilidade do mundo moderno – foi quando surgiu a calculadora. O pai da contabilidade FREI LUCA PACIOLI, deixou algumas obras sobre contabilidade. Foi nessa época que o governo italiano reconheceu que somente os qualificados poderiam exercer a profissão. Devido sua formalização. Contabilidade do mundo ciêntifico – nesse período surgiram três escolas contábeis, e uma delas chefiada por Francisco Villa, escritor e contabilista Milanês passou a ter o cargo de professor universitário. No Brasil, surgiu em 1530 com o desenvolvimento