a historia da arte
Cota para negros nas universidades públicas
RIO BRANCO/AC
2012
Projeto de Pesquisa
Romáina Otília Silva de Araújo
Cota para negros:
Democratização do ensino ou mais um passo para a desigualdade?
RIO BRANCO/AC
2012
Tema: Cota para negros: Democratização do ensino ou mais um passo para desigualdade?
Problema: Gera polêmica e divide opiniões. Será que as cotas são um incentivo ao racismo ou um método reparação a uma determinada classe?
Hipótese: As cotas tem o objetivo de garantir aos negros o que não lhes foi dado devido a uma série de acontecimentos históricos, onde esta figura é exposta a uma realidade miserável.
No entanto, podemos alegar que as cotas são apenas mais uma forma de racismo, baseada em interesses políticos.
Justificativa: A reserva de vagas gera uma acirrada discussão sobre desigualdade e racismo. As cotas raciais estabelecem um sistema de reserva de vagas para universidades públicas, baseado no desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio. Há a destinação de 50% das vagas para quem cursou o Ensino Médio em escolas públicas. Dentro desse percentual, são reservadas vagas a alunos que se declararem negros ou índios, em uma proporção igual à população de negros e indígenas em cada estado brasileiro, segundo os indicadores do IBGE.
Vários são os argumentos, contra e a favor; no entanto, é válido salientar os interesses políticos por trás de toda questão, buscando alertar a sociedade para a situação que se encontra nosso país.
Qual a diferença de um cidadão negro e pobre para um branco igualmente desprovido? A cota para negros acaba por discriminar o “branco pobre”. Querer dar fim a uma injustiça produzindo outra não parece ser a melhor opção a se seguir.
Onde se encaixaria aquele termo de que