Planejamento e Trajetória Profissional
O planejamento e a trajetória profissional podem ser trabalhados a partir da necessidade do desenvolvimento de competências, habilidades e comportamentos apropriados a cada etapa da vida laboral, levando o profissional a atender as necessidades requeridas pelo mercado de trabalho.
As mudanças no processo produtivo levam as organizações, a cada vez mais ênfase na modelagem organizacional que tem como conseqüência, dentre outras, a uma diminuição na necessidade de colaboradores. As mudanças no processo de produção e nas relações de trabalho como a terceirização, trabalho em equipe, empregos temporários para as empresas, em geral exigem cada vez mais saberes e fazeres dos seus colaboradores.
As empresas definem as competências (conhecimentos, habilidades e aptidões) necessárias que são definidas por cargos e funções que são vinculadas a determinadas atividades vinculadas a postos de trabalho. Assim, buscam adequar o recrutamento e a seleção de colaboradores a estas competências definidas. De forma ampla podemos destacar ter os conhecimentos adquiridos em formações acadêmicas ainda são requisitadas, mas já não são suficientes.
A formação continuada e constante indicam a necessidade cada vez mais premente no mundo corporativo de que os colaboradores demonstre a capacidade de assumir iniciativas, compreender e ter domínio de situações em constante movimento com riscos e oportunidades. Assim nota-se cada vez mais o deslocamento da valorização nas trajetórias profissionais da qualificação para as competências.
Para cada colaborador, poder ser um sujeito ativo de sua atuação e ter sua trajetória profissional com reais condições de ser alcançada, há a necessidade de uma adequada avaliação das suas competências, reconhecendo os seus pontos fortes que podem e devem ser demonstrados e utilizados de forma efetiva nas suas tarefas; como também os saberes que necessitam ser melhorados ou adquiridos, o PDI pode vir a cumprir um