A Hist Ria Dos Tornos De Bancada Ou Mor A
A criação da morsa ou torno de bancada vem da necessidade de se prender um objeto como uma madeira, por exemplo, para executar um trabalho no mesmo como serrar limar ou furar, atividades que já eram feita a séculos atrás conforme o ser humano iria se desenvolvendo, por isso não se tem uma data exata.
Estima-se que na idade média essa técnica foi aperfeiçoada com a substituição da técnica de aperto por cunha e martelo pela de rosca e alavanca. O mordente móvel era radial em relação ao mordente fixo,pelo que os objetos amarrados se descentravam.
Por volta de 1750 a invenção chega a utilização ideal em que o mordente móvel é guiado por um carro horizontal, surgindo o torno de bancada paralelo.
O primeiro torno de bancada de ferro fundido foi criado na Inglaterra em 1830, com o ferro fundido pode-se fabricar objetos de qualquer forma, mais como um torno de bancada de média e grande porte necessita aplicar uma força considerável alta, o ferro fundido ainda não tinha suprido todas as necessidades porque ao aplicar tal força, o ferro fundido poderia originar se a rotura, não tendo resistência suficiente devido a sua microestrutura porosa e quebradiça . Por isso o torno de bancada passou a ser fabricado de aço forjado, considerado de alta qualidade, onde sua microestrutura fica homogênea durante a forja, aumentando muito mais a sua resistência, não tendo mais a sua deformação dimensional.
Em 1925, Josef Heuer, natural de Iserlohn, desenvolveu na região de Sauerland na Alemanha um torno de bancada forjado prismática dupla cuja o mordente abria para trás, mais em 1927 um novo modelo que se abriria para frente, em direção ao operário, tornando possível prender objetos grandes na vertical diante da bancada de trabalho.
Ainda outras melhorias se teve por volta de 1930 como a rosca tropezoidal de dois passos para uma forte fixação rápida e precisa, garras aumentando a sua utilização como por exemplo prender tubos.
Os tornos de