A hist ria do computador completa
Computadores
A História dos Computadores
Para contar a história de qualquer coisa nós devemos primeiro conhecer o seu significado, para isso vou recorrer ao dicionário de Língua Portuguesa, onde existem as seguintes definições da palavra computador:
•
INFORMÁTICA, aparelho electrónico que é capaz de receber, armazenar e processar grande quantidade de informação em função de um conjunto de instruções com que é programado;
•
Aquele que faz cômputos ou cálculos; calculador;
(Do latim computatôre-, «calculador»)
Vou inicialmente considerar a segunda definição. É sabido que o ser humano sempre teve a necessidade de calcular, seja para dividir os animais em grupos, definir os limites das suas terras ou repartir a comida. Usou-se os dedos, fez-se marcas na areia ou nas pedras, mas num determinado momento esse tipo de técnica já não era suficiente para cálculos mais complexos.
A História dos Computadores
A História dos Computadores
A História dos Computadores
A História dos Computadores
A História dos Computadores
A História dos Computadores
Aparentemente, o homem primitivo não necessitava de contar, pois retirava da natureza o que necessitava para a sobrevivência. Os números e o processo de contagem devem ter sido inventados com o desenvolvimento de actividades como a agricultura e o pastoreio, quando o homem deixou de ser nómada, passando a fixarse.
A partir do momento em que o homem pré-histórico passou a construir abrigos e a habitar aldeias, começou a produzir alimentos e domesticar animais. Então, foi preciso delimitar as épocas de plantio e colheita, ou seja, era necessário ter um método de contagem do tempo e dos alimentos e também contar para conseguir controlar a posse de animais, no pastoreio.
Portanto, foi necessário estabelecer a sequência dos números e a maneira de representá-la, originando o sistema decimal e os termos digito e digital.
É fácil de imaginar que o processo de contagem pode ter começado com a
correspondência