A Hist Ria De Lino
Qual o verdadeiro sentido da amizade?
Como é para nós, nos separamos de algo que gostamos muito?
Como nos sentimos quando perdemos algum objeto?
Como tratar a dor da perda de um ente querido?
A turma do 1ºB da professora Ana Cristina Freitas foi até a biblioteca Luci Cardoso Tavares, em Paranaguá, para realizar a leitura do livro Lino. Após a mediação e exploração da capa e ilustrações internas, a professora fez uma roda de conversa onde os alunos puderam expressar o que acharam da história, levantando questões sobre quem já havia perdido um brinquedo e como se sentiu.
Na sala de aula, partindo dos relatos das crianças, surgiu a vontade de escrever um livro onde cada um contaria como e quando ganhou aquele brinquedo que posteriormente perdeu. Eles também representariam momentos de brincadeiras com o tal brinquedo, como e onde o perderam e, por fim, como se sentiram ao perdê-lo.
O livro das crianças foi elaborado através de desenhos e registro de textos. Cada um elaborou o seu livro e confeccionou a capa utilizando tinta guache.
Num outro momento, houve a extensão do trabalho com a leitura do livro BRINQUEDOS, também do autor André Neves, uma história divertida, sensível e solidária, contada por imagens, onde “Uma menina recebe uma boneca de presente. Um menino ganha um palhaço. Que alegria! Depois de muita diversão, os brinquedos ficam gastos, e as crianças se cansam deles… Será que o destino dos bonecos é ficar em um canto da sala? Ir para o lixo? Ou há uma saída melhor para eles?”.
Mais uma vez, crianças e professora levantaram questões sobre o tema e fizeram registros sobre o que acharam da história. Sensibilizados com o tema,