A Hist Ria Da Sa De P Blica No Brasil Antes Do Sus
A História da Saúde Pública no Brasil tem sido marcada por inúmeras transformações.
Os vilarejos do Brasil nasceram com falta de saneamento básico. Lixos acumulados, esgoto à céu aberto...
Naquela época os problemas aumentavam, trazendo inúmeras consequências consigo. As doenças devido à falta de saneamento básico e cuidado com o meio ambiente começaram a surgir e com isso a preocupação para a neutralização desses problemas também.
Em 1989, Oswaldo Cruz, sanitarista, foi um grande incentivador da imunização e da criação dos primeiros laboratórios brasileiros.
Com a ditadura militar, houve revolta da população devido à vacinação obrigatória, uma vez que eram obrigados e não instruídos sobre os benefícios do medicamento.
As pessoas mais pobres foram empurradas para os morros, para viverem em favelas. A medida tomada para a "limpeza" da cidade de nada adiantou: a doença continuou. Com isso foi necessário uma mudança de postura em relação às campanhas de vacinação e outras ações de saúde na época.
A necessidade de atender a população que sofria constantemente com doenças era grande. Foi na Era Vargas, em 1920, em que a população, através de greves e manifestações, consegue ter a saúde como uma reinvindicação atendida por meio do Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAPM).
Em 1930 com a criação do Ministério da Educação e Saúde que a área da saúde começa a ganhar espaço. Mas ainda assim, só tinha direito a assistência quem trabalhava com carteira assinada e era contribuinte.
A partir de 1980, através da Conferência Nacional de Saúde, começaram as discussões para a formalização da saúde como um direito para todos na Constituição Federal de 1988.
A partir dessas discussões houve a origem do Sistema Único de Saúde (SUS) que temos nos dias de hoje e que ainda está em transformação. E essa foi uma das maiores conquistas do povo brasileiro.