A hist ria da descoberta da aids e a
• Montagnier isolou o HIV e Gallo demonstrou que era o causador da doença
• Provar que um determinado agente infeccioso causa uma doença é difícil, especialmente no caso de doenças como a Aids, nas quais a exposição ao agente é seguida por um período de incubação de meses ou até anos antes que os primeiros sintomas apareçam. Além disso, a imunodeficiência provocada pela Aids permite que organismos normalmente não patogênicos ou latentes manifestem sintomas, o que confundiu os primeiros cientistas a estudar a doença.
• Luc Montagnier estudava retrovírus causadores de câncer em humanos quando ouviu falar da Aids pela primeira vez e resolveu pesquisar a causa da doença em 1982. Robert Gallo havia declarado achar que era causada por um retrovírus. A partir da amostra da biópsia de um paciente com linfadenopatia, Montagnier fez um cultivo de linfócitos T. Duas semanas depois, em janeiro de
1983, foram descobertos no cultivo traços de transcriptase reversa, enzima presente apenas nos retrovírus, o que confirmou a hipótese de Gallo.
• Meses depois, em junho do mesmo ano,
Montagnier conseguiu isolar o vírus das células sanguíneas de um paciente com Aids em estado avançado. O vírus cresceu rapidamente na cultura de células do paciente e matou-as. Montagnier observou que ele também matava células de outras pessoas. O cientista chamou o vírus em estágio avançado de infecção de IDAV (vírus associado à imunodeficiência) e o vírus do primeiro paciente de LAV (vírus associado à linfadenopatia)
Ele usou o termo 'associado' porque não tinha certeza de que os vírus causavam a Aids.
• Gallo também estudava retrovírus e foi o primeiro a isolar o
HTLV, vírus causador de leucemia em humanos. O americano achava que a Aids era causada por um vírus da família do
HTLV, pois os modos de transmissão eram os mesmos e ambos atacavam os linfócitos T. Sua equipe conseguiu
cultivar