A história dos resorts
Posted on 4 de outubro de 2010 by Ivan Augusto
[Tradutor]
No Mundo
Resorts hoje são muito procurados pelos turistas do mundo inteiro em muitos lugares. E o que são resorts? Significa lugar muito freqüentado, reunião, multidão, local (de diversão, de férias, de veraneio), refúgio, recanto. Mas de onde vieram os resorts? Diz-se que sua origem é do Império Romano, no Século II a.C, com os já famosos banhos de plebeus, e foram se popularizando ainda mais. Isso se comparado aos resorts atuais, os banhos públicos romanos ofereciam uma série de atrações, atividade e serviços, com ginásio, livraria, bares, restaurantes, lojas, museus e teatros. Mas na Bélgica é que surgiu o primeiro conceito de resort com Spa, onde um ferreiro se curou de uma doença grave com banhos regulares numa piscina natural local.
Logo ficar mais tempo num mesmo lugar e com todas as facilidades resultou na necessidade de oferecer mais serviços para acomodar melhor o hóspede do que em um hotel comum.
No Brasil
O primeiro resort aportou na Ilha de Itaparica, na Bahia, em 1979. Era o Club Méditerranée, que hoje pertence ao grupo ClubMed. Pouco mais de 30 anos depois, o Brasil conta com uma infinidade deste tipo de empreendimento. De lá pára cá muitos resorts surgiram. Segundo dados da Associação Brasileira de Resorts existem hoje 102 estabelecimentos deste tipo no país.
Fato é que resorts estão em apogeu no Brasil, começou a tomar corpo em pouco mais de seis anos devido ao crescimento do ócio nas pessoas a partir dos anos 90, onde o crescimento demográfico diminuiu e nota-se o amadurecimento das nações e o numero de aposentados que vem aumentando, desde então, consideravelmente. O que explica o acelerado desenvolvimento.
Resorts são em sua maioria arquiteturas horizontais com grandes espaços aquáticos, áreas de recreação e Spas. E sem esquecer-se dos famosos sistemas “All Incluse”. Podemos dizer que hoje a indústria hoteleira de lazer não fica nada a dever aos famosos