A gênese do violão
Carlos Alberto Moraes Cardoso
RESUMO: O presente artigo tem como base a história da origem do instrumento musical violão e sua trajetória através dos séculos. Desde os primórdios até sua chegada ao Brasil, para que se possa entender o valor que este possui em nosso mundo atual.
Palavras-chave: Violão, instrumento, teoria, música.
INTRODUÇÃO
Sempre que falamos em música um dos primeiro instrumentos em que pensamos é o violão, sua popularização se deu através da inserção da música nos palácios (egípcios, gregos, romanos, mouros etc). Desde sua gênese até a atualidade o instrumento violão sofreu várias modificações físicas no que se refere a seu corpo e braço, tanto quanto a seu nome já foi denominado de khetara pelos gregos, Alaúde pelos mulçumanos, guitarra Latina na idade média etc.
Acredita-se que em decorrência das invasões os instrumentos já existentes foram se fundindo, se desenvolvendo até conceberem o violão que hoje conhecemos. O violão desde os primórdios, e de grande valia na arte de interação e integração com o público que o assisti, quer seja na repetição dos cantos ou simplesmente através dos aplausos.
Por está razão se torna fácil o entendimento do por que de sua popularização, pode-se afirmar que o violão também se tornou na atualidade o carro-chefe para o aprendizado de outros instrumentos como a guitarra elétrica, o cavaquinho e o bandolim.
A HISTÓRIA DO VIOLÃO
O violão é um instrumento atual, todavia sua história é tão antiga, se não mais antiga, do que a de cristo. Descoberto à aproximadamente dois mil anos, na região da antiga babilônia, por arqueólogos. Placas de barro muito semelhante ao instrumento de hoje foram encontradas nas escavações, com algumas diferenças significativas no corpo e no braço do instrumento. Além de possuir algumas diferenças principalmente o corpo do instrumento e no braço, o fundo é chato e com isso não há nenhuma relação com o alaúde, de fundo côncavo. As suas cordas são