a guerra fria-resumo
A guerra fria teve início após o término da II Guerra Mundial e foi na verdade uma luta de nervos, ninguém queria luta armada, pois as grandes potências (URSS e EUA) caso entrassem em guerra teriam capacidade para acabar com o mundo porque essa guerra culminaria em uma guerra atômica e creio que nem teria tempo de existir III GM, pois o mundo seria destruído antes. Ao mesmo tempo em que não queriam guerra, ambos os lados lutavam um para o avanço socialista e o outro para o fim do socialismo e domínio capitalista.
O grande símbolo da guerra fria foi o muro de Berlim.
Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, os Estados Unidos assumiam o posto de ser o país mais rico do mundo, porém, toda essa influência econômica foi disputada com aquele que era o segundo país com maior poder econômico do planeta, a URSS. Ambos possuíam formas de governo diferentes, e um não concordava com os métodos utilizados pelo outro. Enquanto os Estados Unidos sobreviviam de uma forma Capitalista, e defendia que o mundo deveria viver da mesma forma, se baseando na economia de mercado e na expansão de um sistema democrático, capitalista e de propriedade privada, a URSS era uma nação socialista, que se baseava em uma economia planificada, governada pelo Partido Comunista e sem democracia, características essas que muitas vezes desagradavam o próprio povo que vivia sobre essa forma de governo. Ambos discordavam da forma como o mundo deveria se reerguer depois da destruição causada pela segunda guerra.
Esta disputa de interesses gerou um conflito, que se intensificou cada vez mais e ficou conhecido como Guerra Fria, já que ambos os países não chegaram a se enfrentar de fato, apenas brigavam de forma ideológica, tentando conseguir mais espaço.
Cada um dos