Resumo da Guerra Fria
Introdução
No texto a seguir, buscarei dar um resumo de o que é a Guerra Fria, como Foi e como terminou.
Início
A Guerra Fria começou logo após a Segunda Grande Guerra, ou Segunda Guerra Mundial, com a disputa da hegemonia política, econômica e bélica mundial, os Estados Unidos e a União Soviética travam uma batalha psicológica entre si.
O motivo
Essas duas potências tentaram implementar seus sistemas políticos em outros países do mundo. No caso da União Soviética um sistema comunista e no caso dos Estados Unidos o sistema capitalista.
O que foi?
A Guerra Fria foi uma guerra psicológica, pois não houve nenhum combate militar, já que duas potências sabiam que se houvesse algum combate, que seria a Terceira Guerra Mundial, as duas potências perderiam e provavelmente o planeta se destruiria, pois essas duas potências, buscando a força bélica maior, criaram mísseis nucleares, daqueles lançados contra as cidades de Nagasaki e Hiroshima e outros com ainda mais poder de fogo, denominados de “Super”. O fato é que essa guerra trouxe grande dor de cabeça aos líderes dessas potências. O que foi chamado de Paz Armada, foi na verdade uma tentativa de equilibrar as forças bélicas, expandindo seu poderio militar aos países aliados, e esse tática foi chamada de “Paz Armada”, porque enquanto as duas potências ficassem equilibradas, uma não teria tanto medo da outra. Nessa época da “Paz Armada” surgiram os blocos militares no qual o objetivo era defender os interesses dos países em que eram aliados, os blocos formados são conhecidos até hoje, são eles: OTAN- Organização do Tratado do Atlântico-Norte; o outro é o Pacto de Varsóvia.
Curiosidades
A OTAN é o bloco aliado aos EUA (Estados Unidos) e o Pacto de Varsóvia é aliado a URSS (União Soviética). Alguns países membros da OTAN seriam os EUA, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia. Alguns países membros do Pacto de