A Guerra Fria HIST RIA
É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo conflito mundial e por se tratar de duas superpotências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.
A queda do muro de Berlim, em 9 de Novembro de 1989, foi algo tão importante que hoje os historiadores consideram que estamos em uma nova era mundial, não mais na Comtemporânea, mostrando o imapacto da Guerra Fria.
Divisão do mundo entre bloco capitalista liderado pelos EUA, e bloco socialista liderado pela URSS (União da Repúblicas Socialistas Soviéticas ou simplesmente União Soviética, território que hoje é da Rússia e europa oriental.).
A guerra fria teve início após o término da II Guerra Mundial e foi na verdade uma luta de nervos, ninguém queria luta armada, pois as grandes potências (URSS e EUA) caso entrassem em guerra teriam capacidade para acabar com o mundo porque essa guerra culminaria em uma guerra atômica e creio que nem teria tempo de existir III GM, pois o mundo seria destruído antes. Ao mesmo tempo em que não queriam guerra, ambos os lados lutavam um para o avanço socialista e o outro para o fim do socialismo e domínio capitalista.
O grande símbolo da guerra fria foi o muro de Berlim.