"A Guerra Fria" de John Lewis Gaddis – recensão crítica

685 palavras 3 páginas
A Guerra Fria de John Lewis Gaddis – recensão crítica
John Lewis Gaddis, nascido no Texas em 1941, é um historiador de reputação internacional, frequentemente reconhecido como o «decano dos historiadores da Guerra Fria», contando com múltiplas obras publicadas sobre este tema, por exempplo The Cold War: A New History.
Gaddis é Professor de História na Universidade de Yale e pertence ao conselho consultivo do Cold War International History Project tendo ainda sido consultor no documentário Guerra Fria da CNN.
A Guerra Fria é uma monografia pois trata-se de uma dissertação acerca do assunto figurado no título, onde é apresentado um tema único e bem delimitado. O objetivo desta obra, que se encontra dividida em sete temas contando, ainda, com um prefácio, um prólogo e um epílogo, é dar a conhecer de modo claro os acontecimentos verificados entre 1945 e 1991, bem como as suas causas e consequências.
Na obra em análise, Gaddis sumaria logicamente os conteúdos, propondo-se a resumir, para um público de não-iniciados, como surgiu, se desenvolveu e terminou o complexo conflito enunciado no título. O historiador mapeia o ambiente de tensão que, protagonizado pelos Estados Unidos e pela União Soviética, poderia ter culminado numa Terceira Guerra Mundial.
Nesta obra, Gaddis demonstra que embora sem declarações de guerra, os Aliados tinham ambições e interesses distintos, além de seguirem linhas políticas incompatíveis: enquanto os Estados Unidos e a Inglaterra seguiam o liberalismo e a democracia, Estaline pretendia a vitória do comunismo.
A análise dos primeiros anos da Guerra Fria leva Gaddis a mostrar de forma didática como a questão das armas nucleares cresceu, culminando na bipolaridade que dividiu o mundo.
O ritmo da obra acelera à medida que os acontecimentos descritos se aproximam das décadas recentes. A própria História precipitou-se rapidamente na derradeira fase da Guerra Fria impulsionada por líderes como João Paulo II e Ronald Reagan.
Em 1991, dois

Relacionados

  • Recensão critica "a guerra fria" de john lewis
    1517 palavras | 7 páginas
  • VAINFAS Ronaldo CARDOSO Ciro
    153387 palavras | 614 páginas