A guerra do contestado.
GRUPO: CAROLINE MARCIANO,ELICA PIZZOLO,LAÍS COLONETTI
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSOR: JULIO CÉSAR DA ROSA
A GUERRA DO CONTESTADO
Criciúma,19 de abril de 2012.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos sobre a Guerra do Contestado, que foi o conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Seu nome ganhou origem pelo fato dos conflitos ocorrerem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Apresentaremos também os seguintes iténs: história , causas da revolta, os principais contribuintes, início dos conflitos e o fim da guerra.
A formação da região
A região denominada "Contestado" abrangia cerca de 40.000 Km2 entre os atuais estados de Santa Catarina e Paraná, disputada por ambos, uma vez que até o início deste século a fronteira não havia sido demarcada. As cidades desta região foram palco de um dos mais importantes movimentos sociais do país. A região do interior de Santa Catarina e Paraná desenvolveu-se muito lentamente a partir do século XVIII, como rota de tropeiros que partiam do Rio Grande do Sul em direção à São Paulo.
No século XIX algumas poucas cidades haviam se desenvolvido, principalmente por grupos provenientes do Rio Grande, após a Guerra dos Farrapos, dando origem a uma sociedade baseada no latifúndio, no apadrinhamento e na violência.
Após a Proclamação da República, com a maior autonomia dos estados, desenvolveu-se o coronelismo, cada cidade possuía seu