Frequência cardiaca
O que posso dizer sobre isso? Depois de tanto entender sobre coração está na hora de utilizar estes conhecimentos para o melhor rendimento durante o exercício.
Aposto que você já ouviu falar que para correr bem você precisa de um frequencímetro e também aposto que você quando escutou isso pela primeira vez logo pensou "eu preciso mesmo é de um bom tênis".
A frequência cardíaca é um parâmetro muito bom para determinar o esforço aplicado no exercício, porque? Você pergunta.
Simples porque quanto maior for o esforço, maior será a quantidade de batimentos cardíacos por minuto. Isso indica o seu nível de rendimento pelo esforço cardíaco, mais um detalhe importante é que toda atividade gera um aumento na frequência cardíaca. Quando você está deitado durante um momento de tranquilidade, devemos aferir (medir) os batimentos cardíacos dizemos que é o seu minimo (frequência cardíaca em repouso) e que o máximo é quando o seu coração para. Caramba!!!!!!!!! Pera aí não precisa morrer para saber seu limite máximo há um calculo que possamos detectar isso seguramente. Ufaaa.
Simples como 2 e 2 são 22. Basta subtrair de 220 a sua idade.
Ex1: Um indivíduo de 19 anos que pesa 80kg e espera perder peso.
220-19=201 sendo assim 201 é sua frequência cardíaca máxima.
Ex2: Um indivíduo de 19 anos que pesa 45Kg e espera ganhar massa muscular
Igual 220-19=201 sendo assim 201 é sua frequência cardíaca máxima.
Sabendo que a Freqüência cardíaca máxima é 201 você já sabe até onde não pode chegar, mais e daí? O que faço com isso?
Muito bem, para você montar um treino para queima de calorias, é muito mais eficiente se for baseado em frequência cardíaca, pois entre 70% e 80% da frequência cardíaca máxima se encontra a maior zona de queima de gordura. Ou seja no caso do ex1 ele faria seu treino entre 140 e 160 batimentos por minuto. Agora vem a pergunta então devo correr, fazer musculação é besteira não vou conseguir esses batimentos lá. ERRADO!!!!!!!!! Se você