Computação em nuvem
Um nome não muito conhecido mas que muito provavelmente você já tenha tido alguma experiência com essa tecnologia –mesmo sem saber e sem ter essa intenção. Recebe esse nome porque todos os dados e as aplicações estão contidas em uma ‘nuvem’ de outro servidor web. Para ser mais específica, a computação em nuvem consiste em podermos executar um aplicativo, desde o simples e-mail até programas mais complexos sem a necessidade de instalar o próprio aplicativo no seu computador. Uma conexão com a internet e fará você acessar seus dados, aplicativos, textos, planilhas, jogos, programas para edição e muito mais!
Mas será que realmente você já teve contato com a computação em nuvem? São diversos exemplos, como as contas de e-mail com base na web, se você possui uma conta do Yahoo!, Hotmail ou então Gmail ao entrar em um deles você estará acessando seu dados pela computação em nuvem. O software necessário e o armazenamento dos dados não estão no seu computador, e sim em uma conta da web em um outro servidor, podendo assim serem acessadas por qualquer computador com acesso a internet. E essa é uma de suas vantagens. Outra vantagem que podemos citar é que o usuário não precisa de uma super máquina pois tudo é executado em servidores remotos.
Desconfiança e privacidade. São o outro lado da computação em nuvem. Como armazena desde informações simples até as mais valiosas em um ambiente virtual, muitas empresas não ficam completamente a vontade com a questão ‘Segurança’.
A computação em nuvem promete crescer muito mais ao longo do tempo, sendo que cada vez mais empresas tem feito pesquisas ao seu respeito e dado uma maior atenção a essa