A Gratidão
Este salmo se destaca entre todos os salmos por que é um convite para entrar na presença de Javé com a única intenção de adorá-lo. A linguagem conduz os adoradores até os átrios do templo em Jerusalém onde podem contemplar a grandeza de Javé e oferecer uma resposta. É salmo que trata das atitudes do adorador como de suas ações. Assim é um salmo excelente para considerar a teologia de culto no AT.
Louvor: Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras (v.1) - O ato de louvar significa exaltar a Deus por tudo aquilo que ele nos dá e faz por nós. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor (Sl 150.6). Todos os seres humanos devem louvar ao Criador por seu sustento e bênçãos concedidas. Os cristãos em particular reconhecem que, em todo tempo e em todas as atividades devem louvar ao Senhor: portanto quer comais quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. O louvor deve estar em tudo que fizermos. Um dos principais problemas de quando não se entra na presença de Deus com louvor é o conteúdo dos modos de louvor que são aplicados hoje nas canções que deveriam servir para a louvar a Deus. Existem canções com forte teor de exaltação do homem (antropocentrismo), triunfalismo e vingança. Longe da recomendação de Paulo: A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração (Cl 3.16).
Adoração: Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto (v.2). O sentido básico na adoração é o serviço. As