A grande transformacao de Karl Polanyi- capitulo 6
A idéia de auto-regulacao foi totalmente inovadora p a época e a partir dela, formulou-se a economia de mercado.
Economia de mercado, como o nome fala, é uma economia controlada pelo mercado, ou seja, a ordem é dada pela auto-regulacao. A produção seria controlada pelo preço. O preço garantiria a renda a partir da venda, então não deveria existir medida política que influenciasse a ação desses mercados (preço, oferta e demanda), sendo valida apenas as que assegurassem a auto-regulacao. A questão é: essa economia pressupõe que ha. mercado p todos os componentes da indústria: bens, trabalho, terra e dinheiro. Quando se tratando de bens, essa idéia de autorregulamentacao é incontestável e o resto? A partir temos a inovação vejamos:
Voltemos a feudalismo onde o status da terra e as formas de trabalho eram organizadas conforme regras legais, por exemplo. O mercantilismo, por sua vez, se preocupou com o desenvolvimento dos recursos do país levando em conta essa organização, ou seja, aceitou que terra e trabalho seguiam as regras do governo. Nesse período, portanto, a idéia de auto-regulacao esta fora de cogitação. Esse exemplo sugere q a transição de sistema realmente significou uma total reversão da tendência. Ale disso, o mercado autorregulavel exige separação entre economia e política oq não existia na época.
Então ta, economia de mercado inclui terra, trabalho e dinheiro, ou seja, deve-se subordinar substancias da própria sociedade (homem e natureza) as leis de mercado.
O ponto vital do sistema é que cada componente da industria aparece como algo produzido para a venda, estando sujeitos ao mecanismo de oferta e procura e tendo um preço. Então o trabalho, a terra e o dinheiro têm que ser organizados em mercado, mas eles não são mercadorias porque