A grande mudança
Como "serviço público" ele entende um serviço disponível a todo o público, como a eletricidade. Não que seja um serviço público no sentido de ser gratuito, como constumamos entender no Brasil, mas no sentido de servir ao público, ainda que mediante o pagamento de uma taxa de consumo.
Por "supercomputador mundial" Carr entende a própria internet. Ele usa a expressão "supercomputador mundial" justamente para dissociar desta internet que conhecemos e usamos hoje, ainda embrionária, por melhor que seja.
Carr vê um futuro próximo sendo construído nas próximas décadas, no qual a soma da capacidade de todos os computadores da internet e a constante migração de dados para o formato digital e disponíveis em larga escala em contexto público possibilitará o surgimento de uma inteligência artificial.
Ao explicar a origem da eletricidade e o projeto de Thomas Edison para a produção de eletricidade local em corrente contínua, Carr descreve o quanto uma visão, uma invenção e depois uma infindável sequência de inovações permitiu que grande parte do Ocidente economicamente desenvolvido tivesse acesso à eletricidade num período de poucas décadas.
O projeto inicial de Thomas Edison era genial, mas tinha grandes falhas. Sua visão de homem de negócios acabou por sobrepor sua visão como inventor, fazendo com que seu projeto de eletricidade ficasse rapidamente obsoleto. Simultaneamente, um grande número de outros inventores se juntou a Edison enquanto outros começaram a competir com ele, melhorando gradativamente e rapidamente o tanto os sistemas de produção