A gota borralheira
Introdução
Sistema principal de afastamento, tratamento e disposição final de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo. Entendemos que é fundamental informar a população sobre o processo de tratamento de esgotos sanitários, bem como sobre os resíduos gerados e/ou reaproveitados, e sua importância nos contextos humano, físico e biológico, e sobre a forte participação da carga difusa (lixo) na poluição dos rios, enfim, questões afetas às ações necessárias para conter a degradação ambiental.
A unidade vem desenvolvendo um Programa de Educação Ambiental que tem como núcleo o projeto A Gota Borralheira.
O público-alvo do programa é a população da Bacia do Alto Tietê, compreendendo:
• crianças e adolescentes
• universitários e pós-graduados
• comunidade de entorno as estações
• representantes de indústrias da região
• funcionários da Unidade de Negócio e das demais unidades da Sabesp
Objetivos
O projeto tem como objetivo motivar a população a alterar seu comportamento por influência dos conceitos expostos. Espera-se que, a partir da divulgação e reflexão sobre informações relativas ao ciclo da água na natureza, do saneamento, do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e doenças de veiculação hídrica, bem como abrir as portas para as visitas monitoradas às estações de tratamento de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo, o público-alvo do projeto mude seus valores, formando uma nova consciência, e passe a colaborar para a proteção e conservação dos recursos hídricos.
Essa mudança poderá contribuir também para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Sabesp, aumentando o rendimento do sistema e reduzindo os custos do tratamento dos esgotos.
Metodologia Aplicada
O projeto atinge na sua maioria os alunos da rede escolar do ensino fundamental,