A Globaliza O E O Novo Perfil Do Contador No S Culo XXI
1. A globalização e o novo perfil do contador no século XXI
Ao longo da história, tornou-se perceptível que o desenvolvimento da contabilidade acompanha o desenvolvimento econômico. Atualmente, as diversas transformações na economia mundial, as inovações tecnológicas e as mudanças sociais passaram a exigir que empresas e a comunidade contábil acompanhem a evolução de tais áreas.
Assim, globalização trouxe a necessidade de se rever as normas contábeis dos países, a fim de torná-las homogêneas e permitir que se possa entender a informação contábil das empresas, que se tornam cada vez mais multinacionais, em qualquer de suas matrizes e filiais pelo mundo afora, e a fim de que todos os profissionais falem a mesma linguagem contábil, seja no Brasil, ou em qualquer parte do mundo.
Com isso, as empresas globais buscam cada vez mais recrutar os melhores talentos para que se possa aumentar seu patrimônio. Porém não há apenas a necessidade de se ter informações, mas também, de se ter, essencialmente, conhecimento. Isso porque a informação, devido a internet e as tecnologias estão ao alcance de todos.
Dentro dessa atual conjuntura, é necessário que o contador obtenha as seguintes características:
Espírito de liderança:
A contabilidade sempre determinou trabalho em equipe para que se obtenha maior rendimento no trabalho. No entanto, ser líder não é uma tarefa tão simples, é preciso saber lidar com opiniões diferentes, com diversas críticas sem perder a visão ampla e crescente acerca do negócio, tendo que buscar o equilíbrio, possuir respeito para ouvir, mas com firmeza suficiente para manter o foco dos negócios.
Exige-se a habilidade de comunicar e influenciar, visando sempre o futuro, analisando a situação em sua totalidade para assim escolher a melhor maneira a se seguir. A liderança deve basear-se em visão, propósito e valores, não podendo ser baseada na razão e nem ser controlada.
Ética profissional:
A