A glia de muller como fonte de fatores troficos para neuronios centrais e perifericos
MAURÍCIO E CASTRO CABRAL DA SILVA
“A GLIA DE MÜLLER COMO FONTE DE FATORES TRÓFICOS PARA NEURÔNIOS CENTRAIS E PERIFÉRICOS”
TESE SUBMETIDA À UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO VISANDO A OBTENÇÃO DO GRAU DE DOUTOR EM CIÊNCIAS
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho RIO DE JANEIRO, 11 DE ABRIL DE 2007
ii
CABRAL-DA-SILVA, Maurício e Castro. A Glia de Müller Como Fonte de Fatores Tróficos Para Neurônios Centrais e Periféricos Orientador: Ricardo Augusto de Melo Reis Rio de Janeiro, UFRJ/IBCCF, 2007. X, 159 52f. 2t. Tese: Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica). Universidade do Brasil UFRJ/IBCCF - Programa de Neurobiologia, Laboratório de neuroquímica. 1. Glia de Müller; 2. Fatores Tróficos; 3. Neurônios Simpáticos de embrião de pinto; 4. Células Ganglionares da Retina; 5. Sobrevivência Neuronal In vitro.
iii
Esta dissertação foi elaborada durante a vigência de auxílio financeiro do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq), da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Wellcome Trust (Reino Unido).
iv
DEDICATÓRIA
Ao Leandro, Meu irmão, amigo e compadre. 6 de Abril de 1978 - †18 de Janeiro de 2007 Você faz falta...
v
AGRADECIMENTOS A todos que de alguma forma contribuíram com a conclusão desta dissertação... A minha esposa que foi capaz de compreender que, durante o período em trabalhei nesta dissertação, ficou em segundo plano. A minha esposa novamente por, mesmo em segundo plano, ter me ajudado a formatar a dissertação …
...Obrigado!
vi
EPÍGRAFE
“É tão estranho, os bons morrem jovens. Assim parece ser quando me lembro de você. Que acabou indo embora, cedo demais... ... Eu continuo aqui, meu trabalho e meus amigos E me lembro de você em dias assim dia de chuva, dia de sol E o que sinto eu