Aplicação de técnicas de empreendedorismo capazes de estimular o espírito empreendedor dos ribeirinhos das comunidades bom jardim e igarapé do cabresto
12776 palavras
52 páginas
1. INTRODUÇÃOA desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam os países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
O conceito de desigualdade social é um “guarda-chuva” que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, entre outros, até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. Segundo o Site Brasil Escola, no Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005, o Brasil ocupava a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), ainda conforme a ONU, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52, porém esta ainda é alta.
Analisando a característica social e empresarial da sociedade brasileira, as disposições para o trabalho e a necessidade estão presentes, porém, não basta apenas querer fazer é preciso saber fazer e consequentemente é preciso oferecer condições para poder fazer.
Segundo Souza (2006) o empreendedorismo vem para atender a estas necessidades, de forma que o presente estudo possibilita a realização de ações inovadoras e dinâmicas. Por meio do envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades (DORNELAS, 2008).
Contudo, o desenvolvimento do empreendedorismo é um dos grandes desafios da era pós-industrial. Trata-se de um desafio à sociedade global, uma vez que envolve a ruptura de paradigmas consolidados durante todo o último século. Promover a capacidade empreendedora da sociedade é uma faceta