A getao de pessoas nas organizaçoes dentro do contexto economico atual
JOELMA CAVALCANTE DA COSTA
O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENE SOCIAL.
Guarantã do Norte - MT
2010
JOELMA CAVALCANTE DA COSTA
O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENE SOCIAL.
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Processo de Trabalho e Serviço Social.
Professora: Amanda Bóza Gonçalves.
GUARANTÃ DO NORTE-MT
2010
INTRODUÇÃO
Pode-se definir trabalho de acordo com o dicionário do pensamento social do século XX (OUTHWAIT; BOTTOMORE, 1996, P 1996, P.384), como o esforço humano dotado de um propósito e que envolve a transformação da natureza através do dispêndido de capacidades físicas e mentais. Portanto, trabalho é toda atividade na qual o ser humano utiliza sua energia física e psíquica para satisfazer suas necessidades ou para atingir um determinado fim, sendo elemento essencial da relação dialética entre o homem e a natureza, entre o saber e o fazer, entre a teoria e a pratica. Dessa forma nesse trabalho iremos abordar sobre o processo de trabalho do assistente social.
DESENVOLVIMENTO
Há muito o trabalho vem sofrendo transformações na sociedade. Na pré-história, de acordo com os antropólogos, a primeira divisão do trabalho teria se dado entre os sexos, onde os trabalhos eram divididos entre homens e mulheres, levando-se em conta também a idade, e a força física. Quanto à divisão social de trabalho, típicas sociedades modernas podem entender diante das seguintes definições: No dicionário do pensamento Marxista, de Bottmore, encontramos a seguinte definição para a divisão do trabalho: Primeiro, a divisão social do trabalho entendido como o sistema complexo de todas as formas úteis de trabalho que são levadas a cabo independentemente umas das outras por