De Gera O Em Gera O Fundamentando Nossa Hist Ria
Atualmente existem três gerações de colaboradores dentro das organizações, cada um com sua cultura, valores e contexto histórico. O presente trabalho apresenta uma resenha crítica ao artigo "Quem é a Geração Y" dos autores Pilar Garcia, Guido Stein e José Ramon, que identifica as características das gerações X e Y, assim como seus valores e motivações e cenários macroeconômicos que as influenciaram. Apontará os tipos de líderes organizacionais de cada geração, descrevendo meios pra minimizar conflitos e melhorar o desempenho na liderança em busca de melhores resultados.
O artigo “Quem é a geração Y” revela que as organizações têm agora uma nova característica: diferentes gerações de profissionais, visando melhoria nos negócios. Creio que é um ótimo sinal, tendo em vista que tal diversidade contribui para erradicação de preconceitos, mesmo que não seja este o real motivo. Com tantas diferenças no âmbito profissional, para melhor convivência é necessário conhecer e compreender valores e culturas da geração Y, nascida nos anos 80.
A proximidade de idades não e suficiente para considerar um grupo parte da mesma geração. É preciso Identificar e considerar o que aqueles indivíduos viveram historicamente, o que influencia seus princípios, valores e cultura.
Geração X
Os integrantes dessa geração são descritos pelos autores como os nascidos entre as décadas 60 e 80 que vivenciaram acontecimentos importantíssimos na política mundial como a Guerra Fria, o ataque dos Estados Unidos à Líbia, a queda do muro de Berlim. Época de dos últimos grandes estadistas como Mikhail Gorbatchov, Ronald Reagan, Margareth Thatcher.
Reagem com certo cinismo e desilusão em relação aos valores e seus pais. São mais desconfiados e mais difíceis de serem influenciados pelos meios de comunicação e marketing. Geração da MTV, Nirvana.
Socialmente, o surgimento da AIDS foi um acontecimento que marcou essa geração em 1981. As pessoas não tinham